terça-feira, 25 de setembro de 2007

Pescador captura tartaruga de 500 anos no sul da China

25/09/2007

da Efe, em Pequim

Um camponês da província de Cantão, no sul da China, capturou uma tartaruga que pode ter mais de 500 anos, que vendeu pouco depois por 200 yuans (cerca de 20 euros), informou hoje o jornal "Guangzhou Daily".

O camponês pescava perto de seu povoado, Raoping, quando descobriu o animal. Inicialmente ele achou que a tartaruga de 70 quilos fosse uma simples pedra, segundo o jornal.

Atração para os moradores do povoado, a tartaruga em breve será libertada, como parte das celebrações do Festival de Outono, que tem seu ponto culminante hoje à noite.

Um morador do povoado comprou a tartaruga logo depois de ela ser pescada, e prometeu soltá-la amanhã, num reservatório próximo.

Há quatro anos, outro exemplar com 500 anos foi descoberto na ilha de Hainan, ao sul de Cantão. Ela também foi libertada, com a frase 'por favor, não machuquem este animal' escrita em sua carapaça.

O método mais simples para determinar a idade dos quelônios é contar os sulcos nas suas divisões da carapaça. Cada uma equivale a um ano, segundo os especialistas.

No entanto, os sulcos vão desaparecendo com os anos. Assim, quanto mais velha é uma tartaruga, mais difícil é determinar a sua idade.

Fonte: Folha Online

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u331135.shtml


quinta-feira, 19 de julho de 2007

Imprensa internacional destaca as numerosas vítimas do Airbus da TAM

* No Mundo:

"Le Monde" destaca as numerosas vítimas e o "New York Post" dá de manchete "Bola de fogo".

(O globo - Sinopse Radiobrás)

segunda-feira, 16 de julho de 2007

"Olé" jornal portenho: Triste final para a Argentina na Copa América

Triste final para a Argentina na Copa América

Jornal argentino define derrota como uma "tristeza sem fim"

Famoso pelas suas provocações em relação ao futebol brasileiro, neste domingo o jornal argentino Olé definiu em seu site a derrota por 3 a 0 dos 'hermanos' para o Brasil como uma "tristeza sem fim".

O bom momento da Argentina, considerada favorita para a conquista da Copa América 2007, provocou no país vizinho uma confiança para findar um jejum de 14 anos sem título.

Entretanto, o time do técnico Alfio Basile, após uma campanha perfeita na competição, esteve apático no duelo com os comandados de Dunga.

"Foi massacrada, nada menos do que pelo Brasil, depois de 90 minutos de impotência, de dúvidas, de confusão, de nada mesmo", descreveu o veículo de comunicação argentino.

"Hoje a Argentina não teve vida. Acumulou erros na zaga, no meio não fez nada e no ataque passou em branco.

Seu rival aplicou a perfeição no plano de jogo, meteu três gols e merecia mais.

Foi o pior do pior, justo em um momento ideal para encerrar a pesada cruz de 14 anos sem títulos", acrescentou o Olé.

Após um relato da partida repleto de críticas à apatia do time argentino em campo, o seguinte parágrafo encerrou a opinião do jornal portenho.

"A Argentina, por pura obrigação, pressionou para nada. Ia sem saber aonde e terminou em um beco escuro, confusa, exposta a uma 'cacetada' histórica, dessas que doem na alma".

(do UOL Esporte - 15/07/2007 - Da Redação
Em São Paulo)

terça-feira, 5 de junho de 2007

LULA EM ENTREVISTA Á REDE BRITÃNICA BBC DIZ QUE HUGO CHAVES NÃO REPRESENTA PERIGO PARA A AMÉRICA LATINA

* O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou em entrevista à rede britânica BBC que o presidente venezuelano, Hugo Chávez, é "um parceiro" e que Caracas não representa "um perigo à América Latina".

Mas, segundo apurou a Folha, ainda aguarda um recuo do venezuelano para dar por encerrada a discussão sobre o fim da licença da rede oposicionista RCTV.

(.Folha de São Paulo - Sinopse Radiobrás.)

quinta-feira, 24 de maio de 2007

FINANCIAL TIMES: A EXPRESSÃO "ROUBA, MAS FAZ" É USADA NO BRASIL COM SENTIDO POSITIVO

Ao noticiar a Operação Navalha, o britânico "Financial Times" diz que a frase "rouba, mas faz" costuma ser usada no Brasil com sentido positivo.

(O Globo - Sinopse Radiobrás)